segunda-feira, 11 de abril de 2011

Harley Davidson - Fat Boy

Fat Boy meu sonho de consumo...


Difícil não se sentir Arnold Schwaznegger como no filme "Exterminador do Futuro" na cena de perseguição do segundo filme da série em (1991), quando se acelera a Harley-Davidson Fat Boy. Bem convenhamos que a Fat Boy sofreu algumas modernizações, mesmo assim à identidade visual não foi prejudicada.


No início da década de 90, a famosa Fat Boy foi lançada como uma resposta contra à invasão de motos custom japonesas no mercado norte-americano. Em pouco tempo, a Fat Boy fez com que a Harley retomasse a liderança no segmento de motos acima de 750 cc. Essa "vitória" sobre as japonesas e o logo imitando o brasão da Força Aérea Americana contribuíram para o mito que a denominação do modelo vinha da união entre "Fat Man" e "Little Boy", nome das bombas atômicas lançadas sobre o Japão em 1945. Tal origem foi negada pela Harley.

Mesmo para quem não conhece as diferenças entre os modelos Harley-Davidson, a Fat Boy tem visual inconfundível. Um enorme farol, montado sobre moldura metálica, guidão largo, grosso garfo telescópico e as rodas inteiriças de alumínio sempre foram marcas registradas do modelo, mesmo com as recentes modernizações. A última versão (testada) ganhou ainda nova rabeta, mais curta, e as rodas agora tem "bullet holes" (buracos de bala) vazados. O nome "garoto gordo" fica ainda mais justificado pelo enorme pneu traseiro de 200 mm, outra novidade.


Integrante da família Softail, vem equipada atualmente com o motor Twim Cam 96B, de dois cilindros em "V" e 1584 cm³ de capacidade, refrigerado a ar, e alimentado por injeção eletrônica. Em conjunto com o câmbio de seis marchas -- com a sexta over-drive, indicada pelo numeral "6" aceso no simples painel sobre o tanque -- oferece torque à vontade, atingindo mais de 12 kgfm a apenas 3.300 rpm. Uma delícia para se rodar na estrada sem trocar de marcha.

Além disso, o motociclista ainda se aproveita do confortável banco em forma de sela e da posição de pilotagem bastante relaxada com os braços esticados e as pernas apoiadas sobre duas grandes plataformas. Mais acho que seria muito interessante vir com guidão T-Bar ou Bobber como nas Vulcan´s 900 atuais, outra coisa que não gosto muito é a plataforma, com certeza seriam substituídos por pedais.

Vou escrever o óbvio, mais como diz um amigo meu "o óbvio deve ser dito"...
Esta motocicleta não é muito ágil, ela é pesada e truculenta e foi feita para rodar em estradas e não na cidade.

Então se for rodar por ai com esta moto em terrenos sedentários, você não terá uma boa resposta e provavelmente danificara a moto.

Espero em breve ser um proprietário de uma legítima HD Fat Boy.


Galera forte abraço.
Use sempre capacete;

Respeite as Leis de Trânsito.
Robison Geraldi Garcia;

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