quarta-feira, 6 de abril de 2011

Motociclismo - 15 dicas de segurança


15 dicas para você pilotar com segurança sua motocicleta


Pilotar uma moto provoca várias sensações, como a de liberdade. Enrolar o cabo do acelerador, sentir o vento em seu corpo, a adrenalina subir, visualizar paisagem com outros olhos. No entanto, os riscos são muitos e a segurança e integridade do condutor e do passageiro pode ser ameaçada.

1- Use capacete sempre. Este item é obrigatório, ele protege em caso de queda ou acidente. Além de proteger o piloto e o passageiro de qualquer lesão, o capacete ainda reduz o ruído do vento, possíveis traumas queixo e objetos e/ou bichos nos olhos.Vai pegar estrada use capacete fechado.

  2 - Use Jaqueta com proteção sempre. Este item não é obrigatório, mais sempre lembrará quando tomar um chão com sua moto, existe boas jaquetas boas no mercado com proteções no ombro, cotovelo e costas, também existe várias com forração removível o que facilita nos dias de calor e para higienizar o equipamento.

 3 - Use calças com proteção sempre. Este item não é obrigatório mais se você sofrer uma queda o joelho é o primeiro a ralar.

4- Use luvas com proteção. Este item não é obrigatório, primeiro temos que entender que em nossas mãos existem vários ossos pequenos e com poucos músculos e carne para amortecer a pancada, segundo porque a primeira coisa quando estamos caindo é por a mão para apoiar, pense nisso.

5- Use botas sempre. Este item não é obrigatório mais se você já pegou estradas e já tomou uma pedrada na perna ou uma queda sabe que para virar o pé é a coisa mais fácil, quanto mais protegemos nosso corpo, mais ele agradece.

 
6- Certifique-se que sua moto está em boas condições antes de encarar as ruas e estradas. Verifique os pneus, luzes, embreagem, espelhos e freios, olhe o óleo. Não é bom ter problemas durante a condução. É recomendável que você a leve até um mecânico periodicamente para fazer uma revisão completa.


7- Antes de sair esquente a moto, confira os retrovisores se estão na posição certa.

8- Durante a condução, tome cuidado em passar entre os carros, tente manter uma distância segura para que o motorista possa vê-lo. Além disso, manter certa distância permite que você reaja a movimentos inesperados e evite uma possível colisão, inclusive tente sempre visualizar no retrovisor do motorista da frente o rosto do mesmo com isso você pode ter certeza que ele também irar vê-lo.

9- Toda atenção ao passar por um cruzamento ou um sinal. A probabilidade de colisão com algum motorista apressadinho põe sua vida em risco, espere sempre o sinal verde para sair e mesmo assim olhe para os lados. Em cruzamentos sem semáforo mesmo com a mão a seu favor reduza a velocidade e olhe bem para os lados.
10 - Cuidados com os freios. Não utilize somente o freio traseiro, para uma frenagem eficiente utilize o freio dianteiro/traseiro mais a reduzida ou seja o motor.

11 - Sempre ande com os faróis de sua moto ligado.
12 - Cuidado ao passar por carros parados, pois uma pessoa distraída pode abrir de uma vez e causar um acidente.
13 - Espelhos e pisca – Os piscas foram feitos para você sinalizar para onde quer se deslocar e os espelhos para visualizar sem perder o foco da sua frente, utilize bem e com abundancia.
14 - Nas ruas. Pedestres, veículos, animais são suas companhias. É prudente prestar atenção para aqueles que podem aparecer de repente no caminho, e tome muito mais cuidados com os animais, pois você nunca sabe qual será a atitude do mesmo.

15 - Responsabilidade no trânsito é essencial. Por isso, nunca conduza sob a influência de álcool ou outras drogas. Ser um motociclista é uma questão de  civilidade, ética, responsabilidade e segurança e muito amor por motocicleta e seriedade. Tudo depende de você.


Galera forte abraço.
Use capacete;
Respeite as Leis de Trânsito.

Robison Geraldi Garcia;


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário